11 964000424

©2018 by Soul Verde.

REFLORA NOSSA FLORA

August 7, 2018

Um dos pontos que caracterizam um paisagismo sustentável é a utilização de plantas nativas, contribuindo, por sua vez, para a preservação de nossos biomas e gerando intervenções paisagísticas com menor impacto ao meio ambiente.

Foi então, em desenvolvimento de um novo projeto paisagístico sustentável, debruçada em novas pesquisas em busca dessas espécies nativas, envolta por livros, papeis, ou até um pouco menos romântica, entre páginas e mais páginas na internet, que encontrei algo INCRÍVEL, lhes juro!!!

 

Sempre gostei de folhear livros de botânica e admirar suas belas figuras, muitas vezes lindas aquarelas que facilmente poderiam se transformar em quadros, e que me levou, mais tarde, a criar o hábito de colecionar folhas e flores que encontrava pelo chão, as colocando entre as páginas dos meus livros e cadernos! 

Adorava, e ainda adoro, a agradável sensação de surpresa ao encontrá-las por entre as páginas, mas, principalmente, antes mesmo de guardá-las, de poder buscar conhecer mais sobre aquela planta nova ao meu mundo - Seu nome, seu país de origem, condições de seu habitat natural .. . 

 

E é nessa mesma linha, porém, com uma pegada um pouco, ou melhor, BEM MAIS profissional (rs) da minha brincadeira de criança que estão as EXPEDIÇÕES BOTÂNICAS, atividades essas de grande importância para conhecimento e conservação da Flora de qualquer território, onde espécies vegetativas são estudadas, catalogadas e armazenadas. Aqui no Brasil não é diferente, e tal prática  já acontecia nos séculos XVIII e XIX, porém, naquela época, as espécies que eram encontradas eram enviadas para herbários na Europa e lá ficavam.

 

Entretanto, antes que nos dê um aperto no coração e decidimos por sair às ruas para reivindicar por nossas plantinhas; entra aqui aquele meu achado que comentei lá no início do post e que vale MUITOOO  a pena contar -  O REFLORA.

 

Iniciativa do governo brasileiro do ano de 2014, o Reflora/CNPq nasceu com o objetivo de resgatar, principalmente, junto destes herbários estrangeiros, mas também dos de território nacional, as imagens e informações dessas espécies vegetativas pertencentes a Flora Brasileira, a MAIS RICA do mundo todinho com mais de 22.000 mil espécies, para construir um herbário totalmente VIRTUAL !!!

❤️ ❤️ ❤️  

 

Confesso que pra mim, #ALOUCADASPLANTAS, foi incrível, entre um clique e outro, poder ir descobrindo este material riquíssimo e de grande importância a tod@s, me enchendo de alegria, ainda mais se tratando de algo TOTALMENTE ACESSÍVEL para quem quiser, sejam profissionais da área ou não.

 

Hoje, então, fica aqui meu convite para conhecerem a plataforma REFLORA (http://bit.ly/reflorapataforma), nem que seja assim bem rapidinho, mas, também, de COMPARTULHAR o plataforma enviando para uma pessoa que saiba que possa gostar, ou, ainda, em uma fala no bate papo com os amig@s e/ou familiares, pois são iniciativas como essas que contribuem para consciência de pertencimento e reconhecimento do que é nosso, do que faz parte de nós, temas importantes quando falamos de educação ambiental, e que devemos  valorizar e apoiar, para que sejam cada vez mais recorrentes!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

RELAÇÃO ÁGUA E CIDADE

February 17, 2020

BIOFILIA

February 3, 2020

O CONCEITO DE "BEM VIVER"

December 23, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload