Buscar
  • Elis Cristina

PLANTANDO ÁRVORES!


Pra quem vive em São Paulo, ou já esteve aqui de passagem, já deve ter observado a variedade de calçadas que podemos encontrar! Aquelas mais estreitas, as mais largas com degraus, de pedra portuguesa até azulejos escorregadios, toda quebrada ou arrumadinha, mas o que não é de se deixar notar são suas estrelas, quando existentes, as ÁRVORES.

Hoje São Paulo tem um total de áreas verdes de 194.138.890 m2, o que corresponde a quase 17m2 por habitante na capital paulista, e mesmo sendo maior que o mínimo de 12m2 por habitante de área verde recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sabemos que muitas regiões em São Paulo não apresentam áreas verdes representativas, ou seja, a distribuição dessas área verdes pela cidade não é nem um pouco uniforme.

A importância de estar em contato com essas áreas, estar envolto pela natureza, já foi imensamente estudada, demonstrando importantes impactos na saúde mental e física de nós seres humanos. Viver a natureza está em nossa essência como seres parte dela - Algo que já falei algumas vezes por aqui 😉.

O verde nas cidades proporcionam diversos benefícios como; redução da poluição do ar, sonora e visual, melhora a temperatura ambiente, diminui o estresse e os sentimentos negativos, além de acalmar e melhorar a nossa concentração, como mostra a pesquisa da Universidade de Michigan, que diz que crianças com déficit de atenção tem seus sintomas diminuídos quando em maior contato com a natureza, sendo um tranquilizante natural, restaurador da mente, principalmente para moradores de grandes centros urbanos, que tem suas funções cognitivas afetadas pelo constante impacto causado pelo estresse gerado por estes locais.

Para além das questões de saúde, a necessidade por mais áreas verdes nas cidades contribuem, também, para melhoria da cidade, urbanisticamente falando, uma vez que proporcionam melhor e maior captação de água da chuva, proporcionam sombreamentos, funcionam como corredores ecológicos, barreiras contra ventos, ruídos e grandes luminosidade e sequestram e armazenam carbono.

A quantidade de áreas verdes disponíveis hoje, e suas localizações, muitas vezes impedem que uma parcela alta dos habitantes da cidade de São Paulo não tenham a oportunidade de diariamente ter esse contato importante com a Natureza, ou que desfrutem de uma cidade com esses benefícios.

Percebendo o valor por detrás das CALÇADAS, seu grande potencial para ARBORIZAÇÃO URBANA, a prefeitura da cidade de São Paulo criou um manual que incentiva a prática do plantio em áreas urbanas, como as calçadas, entretanto, ressalva a IMPORTÂNCIA DE UM PLANTIO CORRETO, que corresponde a escolha das ÁRVORES CERTAS no LUGARES CERTOS.

O plantio em calçadas, bem como em outras áreas públicas, acabam tendo algumas condições adversas como falta de espaços para desenvolvimento das raizes, solos compactados que dificultam a penetração de água e aeração, solos pobres em nutrientes, fiação elétrica, competição de espaços com os veículos e vandalismo, as quais demandam uma atenção maior e MUITO PLANEJAMENTO para minimizar conflitos, bem como sua manutenção a posteriori.

Foi considerando, portanto, os diferentes cenários na cidade para o plantio de árvores que elencou-se três categorias, segundo o manual da prefeitura, para planejamento:

  • Arborização em passeios em vias públicas;

  • Arborização de áreas livres públicas;

  • Arborização de lotes e glebas, públicas ou privadas;

Tendo para cada uma dessas categorias parâmetros específicos como distanciamento das mudas e espécies vegetativas.

É importante lembrar que o manual também destaca para a importância, somado a seus parâmetros, das questões peculiares que envolvem os aspectos paisagísticos, especificidades dos bairros, dentre outros fatores importantes na hora do planejamento.

A AÇÃO de plantar uma ou mais árvores é sempre algo munido de muita BOA intenção, é a representação da forma simples de pensar não só em si mesmo mas também no outro, no COLETIVO. Portanto, para que o resultado seja o MELHOR, esta ação deve ser feita de forma correta, munida de muito conhecimento.

Então, que tal convidar seus familiares, amigos e/ou vizinhos e planejar como Arborizar sua Calçada?

Com as ORIENTAÇÕES CORRETAS e muita disposição, não terá como não ser divertido, PROMETO, além disso, o resultado é MARAVILHOSO!

#arborizaçãourbana #árvorenacalçada

0 visualização

11 964000424

©2018 by Soul Verde.