Buscar
  • Elis Cristina

PODAR OU NÃO PODAR, EIS A QUESTÃO!


O medinho de usar a tesoura nas plantinhas é grande, e não é só você que sofre desse problema ! 🙂

Escuto muitas pessoas dizendo; O tadinha, dá dó de cortar!

Pois é, dá um apertinho no coração mesmo, normal, afinal criamos um vínculo com essas mocinhas, o que é muito bom! Porém, a PODA é essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável da grande maioria das plantas, principalmente, as de maior porte!

No seu habitat natural a poda também ocorre, porém, através, por exemplo, de macacos que quebram os galhos ou galhos que caem naturalmente e quebram outros, é um processo natural e necessário no reino vegetal.

E além disso, nós, Seres Humanos, temos uma função dentro do ecossistema da Natureza, assim como cada outro ser, certo!? Certissímo! E sabe qual é a nossa função?

PODAR - Sim, os animais humanos são os responsáveis em MANEJAR as plantas e árvores, principalmente as podando! Somos todos Jardineir@s 🙂 . .. Mas claro, que fique BEM claro aqui, tudo de forma consciente, sem sair por ai cortando tudo o que vê pela frente, apesar de presenciarmos isso por ai 😞

Perfeito, mas então, qual a importância da PODA para as plantas?!

Se nos basearmos pelas técnicas e conceitos da Agrofloresta, conseguimos elencar sete pontos que tornam a PODA essencial:

1- Para manter as plantas sempre brotando de forma revigorante;

2- Para aumentar a produção de matéria orgânica, quando se utiliza da própria poda para nutrir o solo (uma das forma sustentáveis de adubação);

3- Para permitir maior entrada de luz, pois algumas partes das plantas podem se prejudicar com a falta da sua própria poda, impedindo que suas folhas peguem sol - caso do tomateiro - ou, ainda, que outras plantas próximas possam pegar sol, quando o caso;

4- Impedindo o crescimento de galhos “ladrões” aqueles que, geralmente, dão na parte debaixo da planta e que roubam sua energia impedindo seu crescimento;

5- Para limitarmos a altura das plantas fazemos a poda chamada de Apical, ou seja, podamos na parte superior da planta, proporcionando segurança, principalmente, no caso de árvores, diminuindo o risco de quebrarem em ventanias e ocasionarem desastres;

6- Para árvores frutíferas as podas são extremamente importantes, até se diferenciam um pouco, e sua importância está relacionada a manter sua forma adequada, aumentar o tamanho dos frutos e estimulá-los e retirar galhos improdutivos.

7- Manter a planta limpa de galhos, folhas, flores e frutos secos que podem se tornar local para “pragas”e doenças, bem como forma de eliminá-los, quando já existirem.

Motivos não faltam, não é mesmo? E a grande questão agora é, COMO PODAR?!

Bom, antes de mais nada é importante saber por qual motivo estamos podando e, consequentemente, escolhermos o tipo de poda certa.

As podas podem ser de Formação, quando o objetivo é formar a estrutura da planta, de Frutificação ou Produção, quando o objetivo é obter frutos e flores regulares, e de Limpeza, quando o objetivo for manter a estrutura básica da planta e sua saúde.

Quanto a época, podemos padronizar dizendo que a época ideal de poda é final do inverno início da primavera, podendo ocorrer, também, no verão porém, é importante saber de que planta estamos falando, pois algumas plantas tem épocas mais específicas de poda, principalmente as frutíferas.

Agora vamos à algumas dicas de como Podar suas plantinhas, para isso vou usar a imagem abaixo para ilustrar!

As dicas são principalmente para poda de Formação e Limpeza.

Portando pode;

1 - Galhos que nascem na parte inferior, pois retiram energia dos galhos da estrutura principal;

2 - Galhos que crescem na mesma posição mas em lados opostos;

3 - Galhos que cruzam o tronco/estrutura principal da planta;

4 - Galhos pequenos crescendo muito perto um do outro;

5 - Galhos crescendo no meio da estrutura principal da planta;

6 - Galhos que crescem para cima em relação ao galho onde está nascendo;

7 - Galhos que crescem para baixo em relação ao galho onde está nascendo;

8 - Galhos que nascem e crescem no sentido oposto do principal;

9 - Galhos que nascem a partir do mesmo local mas em diferentes sentidos;

10 - Galhos que cruzam uns aos outros;

11 - Galhos que crescem destoando em tamanho muito dos outros.

Dicas dadas, agora mãos à obra, Michelangelo !!! 😄

#poda #manutençãodejardim

30 visualizações

11 964000424

©2018 by Soul Verde.