Buscar
  • Andreia Lima

RESÍDUOS, ONDE DESCARTÁ-LOS ?


Existem alguns tipos de resíduos;

os recicláveis – todo material que pode ser reciclado

os reciclados – todo material que É reciclado. Exemplo o plástico, ele é 100% reciclável, porém no brasil apenas 2% é reciclado.

os orgânicos – Resto de alimentos que viram adubo

os dejetos – o que não pode ser reciclado, nem vira adubo.

Resíduo é uma questão de planejamento urbano e consciência individual. Então, não podemos esperar apenas do governo, devemos fazer a nossa parte, também, pois a questão é muito mais complexa do que parece :)

Nesta separação, se você joga um reciclado SUJO, isso impedirá a reciclagem de todos os outros materiais que estavam junto. Então, pense no catador que irá cuidar desse resíduo, ok?!

Alguns produtos como a embalagem de Leite (a famosa TETRAPAK) ela é reciclável, porém só a TETRAPAK possui tecnologia para fazer essa reciclagem específica, então muitas vezes esse material acaba não sendo reciclado. Assim como o plástico, o papel filme, e alguns tipos de vidros coloridos...

Por isso você e seu condomínio, vizinhos, familiares, amigos…precisam pelo menos ter duas separações; a de recicláveis e a de orgânicos.

Em algumas cidades a prefeitura possui duas coletas em diferentes horários para cada um desses resíduos, é só entrar no site e consultar, caso não tenha exija esse direito deles! Na cidade de São Paulo tem! Mas, enquanto isso, não é motivo para não fazer, pois existem outras alternativas como levar em pontos de coleta e/ou organizar com a sua rua para um catador passar recolhendo seus resíduos recicláveis.

Alguns resíduos precisam de destinação específica e aqui eu aconselho o site www.ecycle.com.br onde você pode consultar o local mais próximo que aceita o seu resíduo ou o www.molecoola.eco (app) onde você troca seus recicláveis por produtos, serviços ou descontos e também tem o www.cataki.org (app) onde você entra em contato com o catador mais próximo de você e ele leva para uma cooperativa teu resíduo, e, ainda, o site da eletropaulo, que tem pontos espalhados pela cidade de São Paulo onde vc troca seus resíduos recicláveis por desconto na conta de luz.

Os orgânicos você pode fazer a compostagem (inclusive no condomínio) e vender esse adubo ou usar nas suas plantinhas. Temos o passo-a-passo de como fazer uma composteira caseira (http://bit.ly/BAIXEOGUIACOMPOSTAGEM1).

Não esqueça! Jamais descarte óleo, remédios, pilhas, tintas, vernizes e lâmpadas no lixo comum (ou na rede de água), no site do e-cycle ou da prefeitura você encontra o local mais próximo ou as cooperativas que aceitam esse tipo de resíduo.

Lembre-se que alguns materiais liberam químicos e isso pode prejudicar o solo, o lençol freático e nossa saúde, voltando, principalmente, para nossos alimentos.

Cada um fazendo a sua parte, e ajudando os outros, podemos alcançar um mundo melhor!

Qualquer dúvida, estamos à disposição!

#resíduosrecicláveis #reciclagem

0 visualização

11 964000424

©2018 by Soul Verde.