top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO.. .


Daqui uma semaninha estará chegando minha estação favorita, exceto pelo calor, pois quem me conhece sabe que não sou muito fã de altas temperaturas, mas nada que não se resolva em meses de contemplação do auge das plantas, está chegando a PRIMAVERA. ❤️

Dia 23/09 dará inicio a estação das flores! Durante o outono e, principalmente, o inverno, muitas espécies vegetativas estão quietinhas, esperando para o momento certo de voltar com energia total para florir, se reproduzir e dar o seu máximo pra perpetuar sua espécie!

Para marcar o início da PRIMAVERA este post é para quem tem jardim, seja o tamanho que for, mesmo um único vasinho, e quer deixá-lo ainda mais lindo nesse época, portanto, a seguir algumas atividades de Manejo importantes para se fazer nesta estação do ano!

As chuvas vêm ai, e com elas alguns cuidados, pois é nessa época que com aumento de temperatura e maior umidade que as doenças fúngicas gostam de aparecer, são aquelas folhas mais esbranquiçadas ou em tons de ferrugem, ou ainda, o risco de podridão das raízes, e para combatê-las, uma boa dica é usar a calda de bordalesa, uma solução de sulfato de cobre, cal virgem ou hidratada e água, permitida seu uso em agriculturas orgânicas.

É a época de propagar tanto aquilo que queremos, quanto o que não desejamos, como alguns “matinhos”, mas antes de sair arrancando o que nasce de forma espontânea em seu jardim, tente conhecer melhor do que se trata, se não é uma Planta Alimentícia não Convencional ou uma Planta Nativa da região, e por que não as incorporarem ao seu jardim. Caso se trate de alguma espécie invasora, então a forma correta de retirá-la não é puxando, mas sim com a ferramenta firmino, não deixando a raiz, pois, caso contrário, ela rebrotará rapidinho!

Para dar mais energia às suas plantas, para que tenham mais força para essa época, início da primavera é sempre uma boa época para adubação, tanto no solo quanto a FOLIAR. Comece agora em setembro e repita a cada 45 dias, quando se tratando de adubos ORGÂNICOS. No caso de sintéticos, siga estritamente as regras do rótulo.

Faça uma boa limpeza em seu jardim/vasos, tirando folhas, flores e galhos secos, incentivando que novas possam aparecer e lembre de fazer a poda de forma correta! Em caso de dúvida, no blog aqui da Soul Verde tem um post sobre podas!

O Inverno foi a época ideal para arrumar toda a casa, ou melhor, o jardim, para receber a primavera, portanto, essa é a estação perfeita para SEMEAR e PLANTAR, pois a maioria das espécies vegetativas, principalmente as NATIVAS, tem como época de germinação agora, somado ao fato da ajuda das chuvas. Veja as espécies que quer plantar e/ou semear, e de que época são, para não perder tempo nem dinheiro.

Para quem tem horta, aproveite a época para semear a maioria das hortaliças, pois elas adoram esse clima mais quentinho, e dê uma atenção maior às suas frutíferas, adubando e cuidando das regas para assegurar seu bom desempenho e que dêem frutas no início do verão. Assegure-se de que o adubo que está aplicando seja rico em potássio, principalmente, mas não só.

Com as chuvas também chegam algumas visitas, que se em grande quantidade, não são muito bem vindas, como de lesmas e caracóis. Portanto, faça o controle para que não causem estragos em seu jardim. Uma dica é a isca de cerveja, coloque um potinho com cerveja e um pouco de sal em meio ao seu jardim e deixe durante a noite.

O sol é mais quente nesta época, sendo assim, cuide das novas plantinhas, as que ainda estão germinando, as protegendo do sol com coberturas translúcidas como sombrite, ou até debaixo de outras espécies como de árvores, arbustos ou trepadeiras.

Durante o inverno o gramado ficou mais sofridinho, sendo agora a época de cuidá-lo fazendo manutenções e corrigindo falhas. Rastele o gramado e o mantenha sempre limpo, e não o corte muito baixo. Não esqueça de adubá-lo e em locais de falha semear mais grama ou plantar novas mudas.

Essas são algumas tarefas fundamentais para que seu jardim e vasos fiquem lindos na Primavera! Nós da Soul Verde sabemos da importância desse cuidado constante para que possamos ter jardins não só lindos, mas funcionais e saudáveis. Cuidamos com um olhar holístico e, principalmente, com muito amor e respeito para com todos os seres vivos e elementos, portanto, técnicas são fundamentais, mas o ingrediente secreto está no amor no que fazemos !

Bora cuidar com amor das nossas plantinhas, e das dos outros também! Afinal, planta não é para a gente, é para o MUNDO!

Até a próxima!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page