Buscar
  • Elis Cristina

UM CONVITE À OBSERVAÇÃO. .. uma reflexão sobre ser Natureza


"Ao tomar um tempo para se envolver com a natureza, podemos projetar soluções que se adequem à nossa situação particular." - David Holmgren

No post de hoje vou começar te fazendo uma pergunta;

Quando foi a última vez que você realmente observou a natureza? Seja a natureza de uma árvore na calçada da sua casa, ou a simples Natureza também presente no seu ser!

Pois é, aposto que a maioria que lê este post deve estar tentando lembrar quando foi isso, porém, a lembrança se faz com certeza difícil por se tratar de algo incomum no nosso dia a dia!

O ser humano vem há muitos anos construindo uma relação de distanciamento para com a Natureza, agindo como aquele filho adolescente que prefere renegar suas origens por vergonha da sua dependência, e como forma de construção do seu próprio eu.

Entretanto, aquele filho adolescente se torna adulto em algum momento, e transforma negação em admiração e compreensão, criando uma relação de respeito, identificação e, principalmente, reprodução daquilo que lhe foi ensinado no simples ato de conviver e observar.

Os seres humanos, em sua maioria, são aqueles filhos adolescentes tentando construir sua própria identidade, ao mesmo tempo que renegam a tudo e a todos, acreditando na sua auto-suficiência, sem perceber que negar eternamente suas origens tem resultado em uma somatória de ações e reações negativas para todos, inclusive para eles próprios.

Aceitar verdadeiramente que SOMOS NATUREZA é o primeiro passo para nos reaproximarmos dela e entender nossa essência, o que somos, como somos, o que é a VIDA e como vivê-la de forma plena e intensa.

Renegando a Natureza o ser humano se transforma e transforma seu redor em uma realidade fantasiosa, imperfeita e INSUSTENTÁVEL, que leva a nós mesmos a vivermos uma Utopia doentia, criando pessoas que correm para alcançarem objetivos que não são seus, muito menos de um coletivo.

Se você chegou até aqui neste post pode ser que esteja confus@, uma vez que ele parece um pouco vago, ou até sem sentido, mas a intenção aqui é simples, te fazer um convite para passar a observar a Natureza de forma verdadeira e profunda.

E por quê?

Por que tenho certeza, assim como aconteceu comigo, de que passará a ver a vida de forma diferente e, consequentemente, seus valores, propósitos, paradigmas, sua forma de se relacionar e de viver mudará completamente, pois passará a ser uma vida SIGNIFICATIVA. Portanto, temos muito que aprender com a Natureza, ela está TUDO, e negá-la só vai contribuir para essa realidade vazia e infeliz que vivenciamos a décadas.

Continuar contribuindo para essa sociedade Antropocêntrica que muitos ainda acreditam ser a única forma de habitar esse planeta, só irá colaborar para nossa própria extinção! E não estou aqui nem falando em grandes catástrofes climáticas, ou falando em fim do mundo, e coisa e tal, mas sim em pesquisas como da Organização Mundial da Saúde que mostram que doenças como a depressão será a enfermidade mais incapacitante em todo o mundo até 2020.

A Natureza nos mostra que a vida é resultado dos OPOSTOS, da DIVERSIDADE, do CICLO, do COLABORATIVO, do EQUILÍBRIO, da EVOLUÇÃO, do TEMPO e, sim, também da MORTE.

O ser humano no seu egoísmo BUSCA A ETERNIDADE no lucro, nos recursos naturais, na soberania e, principalmente, na vida, sem perceber que desta forma a única eternidade que conseguirá será na BUSCA.

Sendo assim, se queremos deixar de perder tempo buscando por algo que não existe e passar a vivenciar o que realmente somos, faço novamente o convite, passe a OBSERVAR A NATUREZA em sua completude, e se PERMITA ser parte dessa grandeza perfeitamente imperfeita que é a Natureza!


0 visualização

11 964000424

©2018 by Soul Verde.