top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

APLICATIVOS PARA OS AMANTES DE PLANTAS


A tecnologia está ai, e por que não ajudar a nós apaixonados por elas, as Plantas, não é mesmo!?

Outro dia eu tava vendo as opções que tinha no meu celular de aplicativos voltados a Paisagismo e Jardinagem, e pensei, por que não dividir com vocês quais são eles, pois, se de alguma forma eles me ajudaram ou, ainda ajudam, com certeza compartilhar esse conhecimento pode ser importante para quem está com alguma dificuldade no cultivo.

O primeiro aplicativo que baixei foi o PLANTNET (https://plantnet.org/en/), imagino que muita gente já o conhece, ele já passou por muitas atualizações desde que baixei, sendo uma ótima opção para identificar aquela plantinha que você encontra no caminho e que muito quer saber seu nome cientifico. Prático, basta tirar uma foto, seja da sua folha, flor, fruto ou tronco, e especificar para o aplicativo, que fará uma busca, apresentando as possíveis opções dividido em família, gênero e espécie. Caso alguma delas seja a sua plantinha indefinida, ele permite que salve a foto junto com as outras.

Gosto muito desse aplicativo, porém por ser europeu, mais especificamente criado pela inciativa Floris’Tic, na França, a maioria das espécies encontradas são exóticas, originárias da região norte, mas nada que nos impeça de completar a lista com as nossas belas nativas!

Na mesma linha do PlantNet outro aplicativo que ajuda na identificação das plantas é o PLANTSNAP (https://www.plantsnap.com/), este ainda é novo para mim, não usei tanto quanto o PlantNet, mas me pareceu muito bom na identificação. Ao contrário do outro este tem a opção premium, caso contrário você pode tirar até 10 fotos por dia.

Quem está por dentro da jardinagem sabe o quanto a LUA influência todos os seres vivos na Terra, inclusive as plantas, e é baseada nesta influência que o aplicativo MOON & GARDEN (https://moonandgarden.com/en/) dá dicas diárias baseadas na biodinâmica para o cultivo mais específico de hortas, dizendo o momento certo para semear e plantar, podar, transplantar, fazer mudas e etc, além do que é melhor evitar naquele mesmo dia. Ele tem espaço para fazer suas próprias anotações, tirar fotos dos seus cultivos, e ainda, o mais legal de tudo, permite projetar sua própria horta, além de compartilhar com milhares de pessoas ao redor do mundo suas verdinhas.

Na linha das hortas, o PLANTIT ( https://apps.apple.com/br/app/plantit/id1073154875), é um aplicativo pensado pelos nosso primos Portugueses para ajudar as pessoas a cultivarem seus alimentos orgânicos em casa. Nele você pode encontrar as espécies mais comuns de cultivo para alimentação, como cenoura, alface, tomate e etc, e cada uma tem descrições bem detalhadas, suas propriedades alimentícias, quando semear, plantar, colher e como é sua rega, além de dicas ótimas de consumo e do seu próprio cultivo. De saideira, ainda dão dicas de combate natural de bichinhos e doenças.

Sem dúvida a queridinha da maioria é a horta, por este motivo, aplicativos que ajudam a ter horta em casa existem aos montes! O CULTIVAR (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ionicframework.plantai563575&hl=pt_BR) é um desses, feito especialmente para nós aqui no Brasil, mostrando o que cultivar de acordo com as fases da Lua e o clima de cada região do país, auxiliando no planejamento das hortas caseiras, quais hortaliças são mais facilmente cultivadas, além de muitas dicas boas, onde o exercício de cultivar seu próprio alimento converge para o de criar novos hábitos e mudanças de paradigma. Mais que uma ajuda, o aplicativo convida seus usuários a ter mais paciência, olhar com atenção o que se faz, combater sintomas no lugar das causas dos problemas, fazendo todos acreditarem que este processo de superação e evolução é gratificante , prazeroso, benéfico e vale MUITO a pena!

Mais especifico, o outro aplicativo chama-se AGROFLORETA ( https://play.google.com/store/apps/details?id=br.agrofloresta.app&hl=en), pensado para apresentar o conceito da Agrofloresta através de videos com um dos principais nomes na área, o suíço Ernst Gotsch, o qual aperfeiçoou a técnica dos índios nativos brasileiros, trazendo para os dias atuais técnicas de cultivo alimentar de forma sustentável e respeitosa para com a Natureza. Neste aplicativo o objetivo é criar uma base de dados sobre o assunto de forma colaborativa, fortalecendo a rede de agricultores que seguem nesta linha. Sendo assim, podem encontrar catálogo de espécies e suas características, tirar dúvidas, compartilhar informações, biblioteca, divulgação de eventos e mapa de agricultores cadastrados na Comunidade que sustenta a Agricultura do Brasil. Para o futuro o aplicativo quer ter um banco de sementes que serão doadas, uma melhor catalogação dos agricultores agrofloresteiros pelo Brasil e ainda uma TV agroflorestal.

WATERBOT (https://play.google.com/store/apps/details?id=net.kosev.watering&hl=en) é o aplicativo mais sonhado pelo povo que esquece de regar suas plantas! Isso mesmo, a ideia do aplicativo é criar um planejamento para que mais nenhuma plantinha morra de sede, ou afogada! Através de uma catalogação das plantas que tem em sua casa, tirando foto delas e criando avatares, o aplicativo notifica quando a planta precisa ser regada, e você pode configurar para te lembrar a qualquer período do dia. Aqui vale lembrar que ele NÃO saberá quando sua planta precisa de água, apenas é para te ajudar a lembrar, e até ajudar a criar um histórico de rega para suas plantinhas, o que facilitará a relação de rega das atuais e das suas futuras. Portanto, não se apegue ao aplicativo, ele é apenas uma ferramenta de auxílio, assim como qualquer um dos outros mencionados aqui! 😉

Por fim, termino com o meu aplicativo favorito, mas talvez por que uso bastante, o JARDIM FÁCIL (http://jardimfacilapp.com.br/). Desenvolvido pelo Jardim Botânico Plantarum do Engenheiro Agrônomo Harri Lorenzi, sim, o mesmo dos livros incríveis de Botânica, este aplicativo é pago, caso contrario tem uso limitado, e possui uma base de dados riquíssima de espécies Nativas e Exóticas, 2.255 espécies, na sua maioria usadas na Jardinagem e Paisagismo, onde estão ali descritas suas características frente a luminosidade, solo, incidência, clima, tipo de uso paisagístico, forma de crescimento, altura, ciclo vital, dentre outros. Além disso, o aplicativo facilita a seleção das plantas que procura através da filtragem desejada.

Sem dúvida existem muitos outros aplicativos disponíveis para as mães e pais de plantas, estes são apenas alguns e os quais conheço porque já usei ou ainda uso. Se você tiver algum que gosta e queira compartilhar, sinta-se convidadx para tal, será um prazer ouvir de você ! 🙂


373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page