Buscar
  • Elis Cristina

APART HORTA_O filme


Desde que comecei a me dedicar e me envolver com questões ambientais, a minha relação com o entorno, com os outros e comigo mesma, tem cada vez mudado mais! Me perceber parte de um todo, de um ecossistema complexo formado por muitas partes, e que só é possível quando essas partes estão unidas e coexistindo de forma equilibrada, é algo de extrema significância, mas, principalmente, empoderador e transformador.

Tive a oportunidade, recentemente, de assistir ao filme/documentário chamado APART HORTA, um filme brasileiro gravado na cidade de São Paulo, da diretora Cecilia Engels e produzido por Plano Astral Filmes, de forma totalmente independente.

O cenário é muito familiar, principalmente àqueles que habitam a grandíssima São Paulo, e os personagens, também, tendo grande chance de cada um que assiste se identificar com algum dos personagens. De roteiro leve, mas nem por isso menos contagiante, o filme, com algumas cenas de relatos de pessoas reais, se torna uma mistura de ficção mais que real e documentário mais que ficção, muito empenhado em desmistificar o tema de cultivo de alimentos em casa.

Sim, é possível, é o lema levantado pelo filme, plantando a sementinha em cada pessoa que o vê, fazendo daquele um potencial futuro hortelão ou horteloa! Porém, mais do que isso, o filme mostra de uma forma muito delicada e tocante, a forma que optamos em viver, nossas escolhas, os resultados dessas escolhas e nossos hábitos e relações.

Enquanto alguns personagens enxergam a ideia de cultivar uma horta dentro de um apartamento um absurdo, outros se deixam encantar pela ideia, outros despertam a curiosidade e o saudosismo. No desenrolar da história, algumas relações vão mudando, e o encantamento pela ideia não muda apenas a relação com o alimentar, mas toda a forma de se relacionar com o mundo, com as pessoas, de se viver !

É um despertar, uma mudança de hábito, algo que sabemos que não acontece da noite para o dia, que exige um nova forma de se ver e ver o mundo, e, ao meu ver, o filme soube mostrar essa ressignificação de forma muito bela e tocante.

Estamos, sem dúvida, em um novo momento, que nos exige mudanças, e, para muitos, mudar não é algo muito confortável, pois nos faz sair de nossas zonas de conforto. Porém, se não as fizermos, continuaremos contribuindo para um sistema insustentável, aqui, sem querer fazer nenhum tipo de julgamento.

Por fim, fica registrado meu convite para assistirem ao filme, mas, principalmente, para nos desafiarmos todos os dias e, sim, cultivarmos plantas em casa, plantar nossos alimentos, compostar, cozinhar novos alimentos, reciclar nossos resíduos, cuidar do outro, sentir um aroma, sentir um sabor . .. de viver!

link do site do filme: https://www.aparthortafilme.com/

#filme #documentário #hortaurbana #hortaemapartamento #compostagem #transformaçãosocial #cultivodealimentosemcasa

0 visualização

11 964000424

©2018 by Soul Verde.