top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

Por que Empoderamento Feminino e Educação Ambiental ?!


Projeto Deméter_Serviço de capacitação de mulheres em jardinagem

A última semana, mais especificamente na sexta dia 21 de setembro, foi um dia MUITO ESPECIAL para Soul Verde, especialmente para mim! Ü

Foram abertas as inscrições (https://goo.gl/forms/3yusT4h40buAUAbO2) para PRIMEIRA turma do PROJETO DEMÉTER, nome da Deusa Grega da Agricultura, serviço de capacitação de mulheres de baixa renda em jardinagem para serem parte da equipe de empresas de jardinagem.

Esse Projeto nasceu da minha inquietude pelo fato de muitas mulheres, hoje, encontrarem-se em extrema situação de vulnerabilidade, principalmente, pelo fato de não terem consciência do seu papel na sociedade, da baixa autoestima e da falta de dignidade e autonomia financeira.

Pensando este cenário em números, hoje, nós mulheres, somos 51,3% do total de habitantes no Brasil, entretanto, representamos 11,2% de mulheres na política, 39,84% chefiando famílias, 45,40% ocupando cargos no mercado de trabalho e recebendo salários 35% menores que dos homens no mesmo cargo.

Os números são significativos, porém, mesmo assim não conseguem representar a realidade do dia a dia da mulher no nosso país, o qual se torna ainda mais doloroso para as mulheres negras e de baixa renda. São dias de desvalorização do trabalho que exercem, dentro de casa por maridos, companheiros e pais, de comentários machistas e preconceituosos que diz que mulher é “sexo frágil” não sendo capazes de exercer certas atividades como tecnologia, engenharia, jardinagem, construção civil, gari, dentro outros, além da ameaça constante e o sentimento de insegurança de simplesmente estarem em alguns lugares, pois, infelizmente, uma vez mulher a possibilidade de ser abusada fisicamente ou verbalmente é visto como algo “normal” na sociedade machista e misógina que vivemos.

Não vou ser injusta e não dizer que, sem dúvida, muito se evolui dos últimos anos para cá, nós mulheres estamos com mais voz e, principalmente, estamos sendo escutadas, mas há MUITO ainda para se fazer. E foi pensando nisso que eu, Elis Cristina, sempre quis de alguma forma contribuir para essa mudança e para que alcancemos a igualdade de gênero que tanto se fala.

Na jardinagem esta realidade não é diferente, o ambiente é praticamente dominado apenas por homens, é quase que raridade encontrar mulheres que trabalham com manutenção de jardins, mesmo as mesmas tendo, em sua maioria, grandes qualidades e características que são fundamentais para estes serviços, como a facilidade com trabalhos manuais, maior senso de cuidado para com outro ser vivo e maior comprometimento com a estética.

Quando se fala em Natureza e feminino estamos falando de valores similares; acolhimento, conhecimento versos disputa e coautoria, tornando as mulheres mais receptivas aos conceitos de sustentabilidade e consciência ambiental.

Frente a estes fatos e mais um, um incrivelmente importante e relevante, o de que, mesmo ainda não tendo grande influência nos processos de tomadas de decisão na sociedade, as mulheres são as MAIORES responsáveis pela educação das novas gerações, influenciadoras diretas no processo de formação dos valores das crianças, foi então que nasceu o Projeto Deméter.

O PROJETO DEMÉTER visa capacitar essas grandes mulheres no ofício da jardinagem para que possam ter autoestima e dignidade recuperadas e autonomia financeira através da sua reinserção no mercado de trabalho, mercado este que passará a ter profissionais de mão de obra qualificada, empoderadas e conscientes ambientalmente e, principalmente, cidadãos mais humanos e conscientes que colaborararão para um ecossistema justo ambientalmente e socialmente e economicamente viável, ou seja, sustentável.

Esperemos que essa primeira turma de mulheres que serão capacitadas, graças a parceria com pessoas INCRÍVEIS como Beatriz Diniz da ONG Cruzando Histórias, Ronaldo da empresa de jardinagem Estilo Paisagismo e todas aquelas pessoas que quando conhecem o projeto querem ajudar de alguma forma, seja apenas a primeira de MUITAS e que possamos, verdadeiramente, impactar positivamente a todos os envolvidos e o Meio Ambiente, pois esse é o objetivo maior!

Caso queira saber mais sobre o projeto entre em contato com a Soul Verde, e caso se sentiu tocad@ de alguma forma, COMPARTILHE! GRATIDÃO !

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page