top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

ANO NOVO E. ..


Para a maioria das pessoa essa época é temperada pela sensação de início, de nova chance para aquilo que sempre quisemos ser ou fazer, como se tivesse a cada 12 meses a entrega de uma folha totalmente em branco para preencher, onde tudo pode ser diferente, ou melhor, onde tudo é possível, e a energia de novidade no ar, somado ao calor da estação mais excitante das estações, transformam o mês de janeiro no mês do recomeço.

Porém, mais do que passagens de ano convencionais, temos que admitir que a transição de 2018 para 2019 veio com uma carga maior de mudanças em diferentes esferas, e tivemos um ano de 2018 como um ano em que eclipses lunares sacudiram as energias para que pudessem novamente assentar de uma nova forma, como se recebêssemos o recado de que para o início dependemos do final !

Reflexões profundas a parte, ou pelo menos tentativas de, o que temos a nossa frente, então, é esta folha em branco, a qual me faz pensar:

Será que precisamos sempre ter uma nova anualmente, ou não podemos apenas virar e usar o verso para continuar uma história coerente dali mesmo, e onde os erros permanecem, e em destaque, ao serem riscados?! Por que será que a cada início de ano fica a sensação de que tudo tem que recomeçar do zero? Será que é por que muito do que começamos a escrever se perde no meio da folha e preferimos amassar a renovar o que começamos?

MUDAR, verbo transitivo, direto ou indireto, independe, mas que só faz sentido e gera resultado quando usado de forma correta tanto gramatical quanto ativamente - deixemos aqui isso registrado!

Em uma conversa com uma amiga muitOo querida - adoro que essas conversas sempre me rendem reflexões e depois até posts aqui no blog, rs - estávamos falando sobre mudanças de hábitos, e o quanto, pensando em específico para se ter uma vida mais sustentável sobre a Terra, é trabalhoso isso tudo, desligar o botão de piloto automático e reprogramar nossas atitudes e pensamentos, e o quanto é importante ter a consciência de que para mudança é preciso sair da nossa zona de conforto e desinflar o EGO.

Nós temos o desejo constante pela mudança, as vezes até de forma radical, mas na maioria das vezes não conseguimos com êxito tal feito, pois preferimos ao mesmo do que ao diferente, o qual acaba ficando apenas no ideal, no inexistente.

A Soul Verde constantemente incentiva que tenhamos cada vez mais consciência da necessidade de mudarmos nossos hábitos para aqueles que condizem com atitudes mais conscientes sócio e ambientalmente; como fazer compostagem, reduzir nossos resíduos orgânicos e recicláveis, consumir de forma mais consciente, respeitar o tempo e a vida dos outros seres vivos, entender os recursos naturais como finitos, enxergar a diversidade e a unicidade e nos reconhecer como parte da rede da vida.

Entretanto, estas atitudes, mesmo que muito necessárias, assim como outras tantas, acabam não passando, em alguns casos, de metas de início de ano, ou, ainda, depois de iniciadas, são esquecidas a medida que nossa vida vai retomando a forma habitual já conhecida, e a falta de perfeição ou a dificuldade gerada as fazem sumir à vista.

Eu aqui não vou romancear e dizer que tudo isso é fácil, Basta querer! Na verdade, o fator querer é muito importante, mas muitas vezes temos que encarar como algo necessário e que não será fácil, MESMO, que levará tempo, vamos errar, nos ferrar, e nos arrepender, vamos ganhar e perder aliados nessa caminhada, mas quando menos esperarmos, quando 12 meses se passarem, não teremos que começar uma folha totalmente em branco novamente, e vamos nos sentir recompensad@s e empoderad@s a fazer e se desafiar ainda mais, além da gostosa sensação de que vivemos plenamente esse novo ano.

Mudar, ser resiliente é da nossa natureza humana, de SER VIVO, e não podemos deixar essa essência desaparecer, pois é ela que nos permite evoluir e de forma sustentável.

Sua folha, hoje, talvez esteja totalmente em branco, mas olhe pra ela e pense, como você quer que sua história seja lida, com vários recomeços e superficial ou fluida e consistente l!? Fica aqui meu convite a reflexão de início de ano, rs!

Aproveitando, desejo a tod@s um 2019 MUITO ILUMINADO, que estejamos juntos mais este ano e espalhando muito verde por ai! :)

E um recadinho final! Os posts no blog e as newsletter serão quinzenais e não mais semanais como antes! Tudo isso pra continuar entregando algo feito com muito amor para vocês!

Gratidão


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page