top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

COGUMELOS, SIMBIOSE E BRUMADINHO


fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47056259

Quem aqui nunca avistou em um jardim, após alguns dias de chuva, um cogumelo, bem ali, que surgiu em um piscar de olhos e, ao encarar com um olhar desconfiado, desaparece do nada!

Eles podem ser desde aqueles deliciosos e comestíveis, até os que nos causariam a morte por envenenamento, mas ambos, sem distinção, são nada mais do que órgão reprodutor efêmero de uma teia de hifas (filamentos das partes vegetativas de um fungo) que vive durante anos sob o solo, se estendendo por grandes áreas e mantendo a paisagem unida.

Capazes, na sua maioria, de acabarem com a vida de uma árvore, alguns, contrariamente, trabalham a favor desta, envolvendo suas raizes com uma rede fibrosa que a ajuda na captação de água e de alguns importantes nutrientes, as quais sozinhas teriam mais dificuldades para conseguir.

Essas mesmas árvores sabem que se crescerem muito longe das bordas das florestas terão mais dificuldade para sobreviverem, mesmo que podendo estar longe de seus inimigos e outras plantas concorrentes, ela estará sozinha, e será mais difícil resistir a pouca água existente naquele local, bem como o vento forte e frio e pouca ou muita luz.

Sendo assim, muitos dos casos em que uma muda se aventura a crescer para além das florestas, nesse ambiente inóspito, ela só sobrevive graças a ajuda daquele mesmo fungo, o qual, de forma simbiótica, ajuda a pequena muda a se tornar uma desbravadora, permitindo que outras novas espécies possam surgir.

Entretanto, em troca desse suporte, os fungos recebem, durante os primeiros anos de vida da árvore, uma grande parte do açúcar (alimento) produzido pelas suas poucas folhas, os tornando interdependentes e permitindo que ambos possam se fortalecer e ganhar espaço.

O interessante de tudo isso é que o fungo, se quisesse, poderia viver bem sozinho, mas resolve escolher se unir à árvore a ter uma vida mais fácil sozinho, tudo em troca de uma doçura que em outro lugar não encontraria, ou, ainda, em troca do sentimento de pertencimento e não de solidão, caso estivesse decidido por seguir sozinho.

Até aqui falamos de cogumelos e Simbiose! Mas vocês devem estar se perguntando: E onde entra Brumadinho nessa história?!

Esse lindo e científico relato de simbiose entre algumas árvores e fungos está relatado no livro Lab Girl da cientista americana Hope Jahren,onde, de forma provocante, nos faz pensar na complexidade existente entre as mais diversas relações na rede da vida.

E hoje, no 10o. dia após o CRIME AMBIENTAL e contra a vida de 134 vítimas (humanos) já confirmadas, causados pelo rompimento da Barragem de Mineração em Brumadinho-MG da empresa Vale, a mescla de indignação, revolta e tristeza ainda persistem, e talvez nunca irão desaparecer, da mesma forma como os danos causados serem imensuráveis e irreversíveis dentro do período de tempo que nós seres humanos podemos compreender.

A falta de conhecimento e, consequentemente, de uma visão Holística levam às ações de alguns líderes e/ou governantes que acabam pesando mais o interesse individual a de um todo, dando a falsa impressão de que dessa forma estará se favorecendo.

Um CRIME como este, consequência de ações que regem o interesse de uma minoria que visa o Lucro acima de qualquer coisa é inaceitável! É preciso repensar paradigmas como da escassez e do ganha-perde, caso contrário essas histórias voltarão a se repetir, e cada vez a níveis maiores.

É FATO! Para que nós, como espécie humana, possamos existir, dependemos uns dos outros, assim como, principalmente, de todos os outros seres vivos que habitam o planeta, SEM EXCESSÃO!

UM CRIME AMBIENTAL nessas proporções é como se tivessem desligado inúmeros pontos de conexão de uma grande rede. Pode não ser assim tão imediato, mas vamos sentir, na água que bebemos, no alimento que consumimos, no ar que respiramos .. . NA VIDA QUE VIVEMOS!

Nós da Soul Verde já fizemos a nossa escolha, queremos viver de forma que possamos receber em troca a doçura de poder fazer parte e contribuir para essa grande rede!

E vocês?!


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page