top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

O INVERNO CHEGOU !


Acredito que o inverno, talvez, não seja a estação favorita de muita gente, mas não podemos negar que ela tem seu charme!

Me encanta os dias de inverno, aqueles em que olhamos para o céu e ele é de um tom de azul tão límpido, e com um sol que, contraditoriamente, possui um amarelo mais quente. Eu, particularmente, gosto do ventinho gelado no rosto ao andar na rua, mas o que gosto mesmo, é de encontrar na paisagem aquelas plantas corajosas, que mesmo nesse clima mais convidativo a ficar quietinha, elas se desafiam a encher a paisagem entre folhas secas e poucas, com algumas flores, como o caso do Manacá da Serra, Ipê bola, Pau Formiga, Azaléia, Strelitzia e Camélia.

São poucas essas corajosas que florescem nessa época, pois, habitualmente, a maioria das plantas estão hibernando, guardando suas energias para quando o frio terminar terem a coragem de encarar lá fora! Entretanto, nem por isso devemos deixar de dar atenção e cuidados para nossas queridinhas, pois, assim como todas as outras estações, o inverno exige certos cuidados de manutenção para com os jardins, que não podemos esquecer, sendo o momento ideal para arrumar a casa para as visitas que chegarão na primavera.

Pensando nisso, resolvi fazer esse post destacando algumas tarefas fundamentais para se fazer no inverno, celebrando a entrada de mais uma das Lindas fases da NATUREZA - Dias mais curtos, noites mais longas, momentos de aquietar e se resguardar!

No Brasil o inverno não é tão rigoroso, com excessão de algumas partes, como em outros países, principalmente no hemisfério norte, onde a neve se torna uma grande vilã dos jardins, porém, temos que ter um certo cuidado com as GEADAS. Sendo assim, para aqueles que tem plantinhas nas áreas externas e sofrem dessas baixas de temperatura de forma brusca durante a madrugada, tome cuidado para que elas não se queimem, as protegendo com alguma tela, tecido ou as colocando em áreas cobertas. Já no caso da grama, cubra-a com areia, e tome muito cuidado, principalmente, com suas suculentas e cactos, eles sofrem muito com grandes alterações de temperatura.

Nosso inverno, na sua maioria, é mais seco, temos pouca chuva, além da umidade diminuir com muito vento, portanto, dobre a atenção com as regas, aproveite a época para fazer as podas de galhos e folhas secas, aproveitando-as para cobrir o solo, pois, dessa forma, contribuirá para formação de matéria orgânica, ao mesmo tempo que formam uma barreira para conter por mais tempo a água, principalmente em caso de vasos.

Agora não é o momento ideal para adubar suas plantinhas, a não ser que sejam aquelas que floresçam nesta época e/ou sua hortinha, caso contrário, o adubo será “jogado fora", pois as plantas estão no momento que pouco absorvem os nutrientes, principalmente caducifólia, aquelas que perdem suas folhas total ou parcialmente no outono e inverno. Comece a pensar em adubar novamente suas plantas mais para o final do inverno, um pouco antes de iniciar a primavera.

É no outono e inverno as melhores épocas para fazer mudas através de ESTACAS das suas plantas, se não leu ainda, tem um post no blog que fala sobre como fazer, de forma geral, suas estacas, só dar uma olhadinha lá e começar a multiplicação!

Por fim, aproveite essa época para tratar e preparar o solo dos seus canteiros, para tê-lo em ótimas condições na chegada da primavera, e, em caso de vasos, este é um ótimo momento para trocar ou repor seus substratos, além de, quando necessário, fazer a poda das raizes, limitando o crescimento da planta.

Essas são algumas da tarefas gerais que podemos ter agora no inverno, mas é sempre bom olhar caso a caso, se você fez a tarefa de casa de conhecer bem cada uma das suas plantinhas, saberá se a mesma tem alguma necessidade específica nesta época! 😉

Bem, trabalho não faltará para continuar cuidando do seu jardim, seja ele grande ou pequeno, externo ou interno, portanto, arregace as mangas e mãos à TERRA!

Bom trabalho!

Qualquer dúvida a Soul Verde estará sempre aqui para ajudá-lxs!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page