top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

5 MOTIVOS POR QUE CONTRATAR UMA JARDINEIRA


"Temos direito de lutar por outro mundo possível quando se

tornou impossível o mundo o qual é hoje"

Eduardo Galeano

Para aquelas que possível, seguimos em nossas casas em isolamento social nesta fase de quarentena como forma de proteção a nós mesmos e ao próximo, e mesmo que a primeira vista possa parecer uma forma mais passiva de agir, tem se apresentado como a melhor estratégia de enfrentamento à pandemia.

Estamos vivenciando e experienciando, queira nós ou não, de forma induzida, um momento de reflexão, um momento em que estamos sendo obrigadas a olhar para nossas vidas, nossas atitudes, nossas ideias, para tudo, de forma diferente do que estávamos acostumados a fazer.

Fomos acostumados ao primeiro momento agirmos através do enfrentamento, autoritarismo, da competição, do individualismo, como modelos mais adequados a serem seguidos, caso quiséssemos nossa sobrevivência. Porém, curiosamente, ou não, Gaia nos apresentou um desafio, e um bem complexo para resolvermos, e que só seria possível se nós, seres humanas, resolvêssemos usar de “ferramentas” diferentes das que já estávamos habituadas a utilizar, principalmente, através da união, da coletividade.

Nossa sociedade há muitos anos é regida por paradigmas - modelos, padrões, visões de mundo, ideais e valores que embasam nossos pensamento e ações - que nos levaram ao momento atual, estruturas conceituais que regem nossas crenças básicas, valores e atitudes que refletem como vemos a nós mesmos e o mundo, e em muitos casos se tornaram opressoras quando afetadas por fatores como gênero, raça, idade, orientação sexual, etnia, espécies, etc, e passaram a ser utilizadas para justificar e manter relações de dominação e subordinação injustificadas.

Hoje estamos sendo convidados a trocar de lente, ou, caso contrário, não nos será permitido enxergar mais e, consequentemente, sobreviver. O planeta demonstra que somos interdependentes, que somos uma rede, somos todos SERES VIVOS, e só através do nosso fortalecimento em conjunto que será possível habitarmos este planeta de forma sustentável.

Trazendo essa análise para mais perto, mais especificamente para a realidade da Soul Verde, quis evidenciar uma de nossas bandeiras - A IGUALDADE DE GÊNERO.

Nosso futuro, consequência do nosso presente, só será possível se entendermos a importância de eliminarmos qualquer forma de opressão, seja ela dentro da espécie humana em sua bela diversidade, seja no reino animal como um todo, no respeito a todas as espécies, e na Natureza, no respeito a toda forma de vida e aos recursos naturais finitos.

Para quem já acompanha a Soul Verde, sabe o quanto lutamos para fortalecer a mão de obra feminina dentro, principalmente, mas não exclusivamente, do mercado de jardinagem, fortalecendo-a em uma mão de obra de referência, de qualidade e digna de respeito. Mais do que nunca, somos fortalecidas a continuar nessa construção. Vemos que esse presente é resultado do nosso passado, e que se queremos um outro futuro, que comecemos a usar desse presente para mudá-lo!

Pensando nisso elenquei para este post os 5 principais Motivos Por que contratar uma jardineira parceira da Soul Verde, mas antes vale aqui deixar claro que a intenção não é fortalecer polarizações, e nem dialogar com uma opção, mas com várias, e fortalecer os valores femininos que estão presente em ambos os gêneros e que conversam muito bem com a profissão de jardineira.

01. Mão de obra especializada

Para qualquer profissão é fundamental que suas profissionais tenham conhecimento técnico, e na jardinagem não é diferente. Com intuito de valorização dessa mão de obra tão fundamental como qualquer outra, as profissionais jardineiras estão sempre estudando e aperfeiçoando as técnicas e sua predisposição para trabalhos manuais, tudo para entregar um serviço de qualidade e diferenciado, dentro do respeito e empatia com o local, as pessoas e todas as formas de vidas envolvidas, inclusive a delas.

02. Empatia com a Natureza

Os valores femininos se assemelham aos valores da Natureza - acolhimento, conhecimento versos disputa e coautoria - as tornando mais receptivas aos conceitos de sustentabilidade e, consequentemente, maior conscientização ambiental, o que as tornam mais capazes de lidar com a Natureza.

As Jardineiras parceiras da Soul Verde unem conhecimento técnico e empatia, resultando em respeito e reconhecimento a aquela que lhe proporciona a vida, a NATUREZA.

03. Senso pelo Cuidado

O ato de cuidar aflora a empatia no ser humano, e a empatia, consequentemente, o ato do cuidar.

Nossas parceiras jardineiras tem um olhar para as plantas para além de objetos estéticos, mas sim como seres vivos, e de direito a vida como qualquer outro ser vivo, compreendendo a função maior destas no ecossistema que coabitamos. A ética sensível ao cuidado é a empatia aflorada a ponto de ter a sensibilidade e habilidade de perceber cada situação como única, e a vulnerabilidade dos envolvidos, respeitando as igualdades e diferenças.

04. Apelo Estético

O belo faz parte da vida e nos desperta para sentimentos positivos, fazendo deste um pilar importante dentro da jardinagem. Com maior apelo estético, as Jardineiras buscam, através de uma relação saudável e equilibrada, trabalhar, da melhor forma, a estética em seus trabalhos.

05. Paixão pelo que fazem

Jardinagem foi uma escolha dessas profissionais Jardineiras, não uma imposição da vida. Encontraram na jardinagem sua forma de se representar no mundo, de fazer sua voz ser ouvida, de contribuir para a mudança que elas querem para elas e para todxs, as tornando apaixonadas pelo que fazem e, consequentemente, fazendo seu trabalho de forma exemplar.


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page