top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Cristina

DIÁRIO DE BORDO NA JARDINAGEM


Queria deixar aqui registrada a minha alegria com o movimento positivo de mais e mais pessoas jardinando nesse período de quarentena! Sim, são diárias as pessoas mandando mensagens, mostrando suas plantinhas, querendo aprender mais como cultivá-las melhor, onde comprar terra e plantas, além de movimentos como de fornecedores entregando plantas que até se esgotaram mais rápido do que esperavam !

No início da quarentena até fiz uma série de videos, foram sete, um para cada dia da semana, contando um pouco mais de por que cultivar plantas em casa, como, e quais os pontos básicos para um bom cultivo! Se você ainda não viu, vá na no IGTV do instagram que estão todos lá!

O retorno foi ótimo, aquelas que já cultivavam, passaram a fazer ainda mais coisas, pessoas com medo de matar suas verdinhas que resolveram deixar isso de lado e aproveitar para aprender com as plantas que não existe perfeição, e que os erros não são um problema, mas sim fazem parte da vida !

Baseada nesse retorno, nos bons papos por mensagens no Instagram, WhatsApp e nas videoconferências durante as consultorias online ( se quiser agendar a sua -> https://www.soulverde.eco.br/book-online), percebi a necessidade de falar com vocês, mães e pais de plantas, da importância do PLANEJAMENTO na jardinagem para ter verdinhas lindas, saudáveis e felizes!

Sim, assim como em tudo, na jardinagem não é diferente, um bom planejamento pré e durante o cultivo nos ajudam a alcançar os resultados desejados, sejam eles quais forem, principalmente quando se tratar de uma horta!

Portanto, vou falar sobre isso hoje aqui com você, e te ajudar como pensar uma forma de raciocínio e estruturação do seu planejamento.

E para começar, escolha um caderno, pode ser também um aplicativo de anotações, como preferir, o importante é que seja algo que você possa ter fácil à mão e que será seu DIÁRIO DE BORDO. Eu, particularmente, adoro um caderno, onde posso escrever, desenhar, colocar amostra de espécies no meio, enfim, um lugar pra deixar minha forma de se expressar fluir ! Não se preocupe, é algo para você, ninguém mais precisa ver, se não quiser, rs!

Caderno ou aplicativo escolhido, ali você terá que criar o hábito da anotação, anote tudo, e para isso, passará a treinar sua observação também, dois hábitos fundamentais para uma boa jardinagem!

Então, vamos partir do comecinho, mesmo para você que já tem plantas, analise onde você quer ter suas verdinhas, ou já as têm. Anote tudo, se é um lugar de muita ou pouca luminosidade, se venta naquele local, como é a umidade, desenhe um mapa de regiões, onde está mais claro, assim por diante. Reconheça o espaço no tempo, como é pela manhã, na hora do almoço, a tarde e a noite, bem como nas diferentes estações.

Levantamento da área feita, ficha completa, agora pense no seu dia a dia, como é sua rotina. Anote quais são seus horários livres na semana, veja sua disponibilidade e planeje em seu diário de bordo, quando e quanto tempo terá para se dedicar ao cultivo, ou melhor, gosto de pensar, quanto tempo da semana você se dará de presente para cuidar do seu cantinho verde e, consequentemente, de você.

Próximo tópico, veja que tipo de suportes, vasos, espaços na parede possíveis de pendurar ou construir, jardineiras e etc que já tem disponível ou tem interesse em adquirir ou construir. Quantifique e meça tudo, permita-se criar, pense seu cantinho verde e como pretende receber e acomodar bem as suas verdinhas! Aqui vale lembrar que neste seu diário será importante fazer anotações de custos, planeje-se financeiramente também. Sei que as plantas são irresistíveis, mas use sei diário de bordo para que não se perca consumindo além do que pode, ok!?

E agora chegou o momento tão esperado, a escolha das plantas! Com todas essas sua anotações e observações, será mais tranquilo a escolha das suas novas e futuras filhas! Contenha-se em levar para casa apenas por achar a planta linda, sei que será difícil, mas pense no bem estar dela e, também, no seu, para depois não ficar triste que ela não resistiu em sua casa. Estude bem a planta, veja quais são as necessidades dela e se se encaixa no pré planejamento que fez!

Suas anotações serão sempre uteis, pois sei que quem leva uma planta uma vez para casa, depois é um caminho sem volta, serão muitas outras, então, use sempre dessas anotações e das futuras !

Sim, elas não param por ai, com a planta em casa, agora chegou a hora de anotar ainda mais! Sabe que nem bebê recém nascido; ele sorriu, ele perdeu o primeiro dentinho, tomou a vacina tal, e assim por diante, com as plantas não será diferente.

Comece a registrar as regas, como elas estão reagindo a cada uma, ao cantinho que você as deu, se ficou doente, o que teve, como tratou, quando fez e fará a próxima adubação, como ela reagiu à adubação, como e quando foi sua florada, que data ela chegou em sua casa, se for horta, quais as épocas de germinação e qual o consorcio .. .. ... ANOTE!

Pode parecer um trabalho grande, que você não tem tempo para isso, mas pode ter certeza, no início pode até parecer muito tempo, mas será um tempo prazeroso, um momento para você e suas plantas se conectarem, e que te ajudará a criar confiança, confiança essa que logo logo te fará se auto intitular detentora do digníssimo dedo verde!

Brincadeiras a parte, esse diário será seu braço direito no cuidado com suas verdinhas, e assim como todo planejamento, é uma ferramenta que lhe economizará tempo e dinheiro, mas que, diferentemente de outros planejamentos, será muito divertido de fazer !

Então, mãos à obra e compartilhe com a Soul Verde seu diário de bordo da jardinagem! 🙂

Estamos ansiosas para ver, mas se quiser é claro! rs


520 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page