Você já deve ter ouvido falar em biofilia. Esse termo, que significa "amor pela vida", descreve a conexão inata do ser humano com a natureza, e em um mundo cada vez mais urbano, essa ligação torna-se essencial para o bem-estar humano.
Para poder atender à essas demandas em meio aos ambientes urbanos e construídos, nasce o Design Biofílico, vertente dentro do Planejamento e Projeto de Cidades, Construções e Paisagens que colaboram em transformar as Cidades em ambientes verdadeiramente sustentaveis e resilientes.
O design Biofílico busca integrar elementos naturais ao ambiente construído através de princípios que visam promover bem-estar, sustentabilidade e resiliência. Esses princípios incluem:
-Conexão Visual com a Natureza com vistas diretas de elementos naturais, como plantas, água, e paisagens;
-Conexão Não-Visual com a Natureza através do uso de estímulos sensoriais indiretos, como sons, aromas e texturas que evocam a natureza, criando um ambiente calmante e restaurador;
- Estimulação Sensorial Variada ao projetar espaços que ofereçam uma variedade de experiências sensoriais;
-Integração com Sistemas Naturais como iluminação natural que acompanha os ritmos circadianos ou ventilação natural que melhora a qualidade do ar;
-Incorporação de formas e padrões que remetem à natureza, como espirais;
-Utilizar de materiais naturais ou que imitem a natureza, como madeira e pedra;
- Projetar espaços que equilibram a complexidade visual com a organização, refletindo a harmonia encontrada na natureza;
- Prospecto e Refúgio através de ambientes que oferecem uma sensação de segurança e abrigo;
-Mistério e Descoberta com elementos que estimulam a curiosidade e a exploração;
- Desenvolvimento de projetos que refletem a identidade local e a cultura, integrando características naturais e históricas que reforçam o senso de pertencimento e comunidade.
O design Biofílico tem cada vez mais se mostrado fundamental para proporcionar Saúde e Bem-Estar aos seres humanos, com a redução de estresse e melhoria da saúde mental, bem como uma proposição mais holística ao pensar a Resiliência Urbana com cidades biofílicas mais adaptáveis às mudanças climáticas, e espaços que absorvem melhor os impactos ambientais.
Investir no design biofílico é investir no futuro das nossas cidades e no bem-estar das próximas gerações.
Semana que vem estarei iniciando um Curso de Biofília para Ambientes Internos no Senac em São Paulo 🌿
Ainda existem algumas vagas, então segue aqui o link para quem possa se interessar - https://lnkd.in/dwcmrs2A
Comments